Cresce cada vez mais o interesse pela utilização da energia solar. Mas será que sabemos o que é necessário fazer para garantir o bom funcionamento do sistema e assegurar que ele atenda as nossas necessidades?
Conversamos com Fabiano Cunha Trindade, da AGÊNCIA ENERGIA.
Foi ótimo, esclarecedor!
Primeiro vamos conhecer um pouco a Agência Energia
A Agência Energia é a única empresa de racionalização de energia especializada exclusivamente em projeto, consultoria e treinamento. Há vinte e dois anos, tem como objetivo oferecer as melhores soluções em energia ao mercado e, por isto, está sempre lado a lado das maiores inovações tecnológicas.
Conta com a experiência de mais de 960 projetos para os diversos setores e em mais de 216 cidades em todo o território nacional; totalizando mais de 98.298,33 m² de área coletora instalada.
Presta serviços certificados internacionalmente pela ISO 9001 para clientes de grande e médio porte; possuindo a qualidade e a imparcialidade necessárias para oferecer sempre a melhor solução. Sempre atenta em realizar projetos que ofereçam maior conforto e bem-estar às pessoas e que, ao mesmo tempo, proporcionem economia e conservem o meio ambiente.
Agência Energia possui em seu portfólio casos de sucesso no setor comercial, residencial, industrial, hospitalar e de lazer.
Mas vamos ao papo com Fabiano…
Agência Energia não vende equipamentos. É um passo anterior à compra. Quais são os benefícios e objetivos?
“ O objetivo é oferecer um sistema mais bem planejado, mais bem concebido, mais barato e com funcionamento melhor. Na verdade, somos parceiros dos nossos clientes. Oferecemos informação isenta de interesse comercial.”
Vamos fazer um passo-a-passo para entender como funciona todo o Processo?
“ Antes disso, é importante lembrar que estamos falando de energia solar para aquecimento de água (termo solar). A tecnologia para gerar energia elétrica (fotovoltaica) ainda é menos utilizada e caminha a passos mais curtos. Estamos a disposição para estudar a viabilidade técnica e econômica para cada caso.”
Primeiro passo
” Conhecer o projeto para integrar o sistema com eficiência. Fazemos uma análise para definir o melhor local de instalação e suprir as necessidades do cliente. Quando elaboramos o projeto, procuramos entender as suas necessidades, eliminando o risco de um super dimensionamento, que provoca um aumento do custo do projeto com a utilização de equipamentos que não são necessários.
Vou te dar um exemplo para ficar mais fácil de entender. “ Para um hotel, temos que analisar a demanda, baseado no número de apartamentos, de leitos, dos pontos de consumo, etc.”
12 % dos custos dos Hotéis são relativos ao consumo de energia. O retorno financeiro, de energias renováveis como o aquecimento solar, acontece em menos de 24 meses.
“ No caso de uma área já construída, o processo é parecido . Estudamos o empreendimento, para verificar se é possível a instalação (viabilidade técnica), quais são os procedimentos necessários, levantamento de custos …”
Segundo passo
” Depois de colher todos os dados, o próximo passo é a análise e elaboração do projeto com todas as especificações para ser entregue aos fornecedores.
Esse resultado vai facilitar uma cotação de preços para compra do equipamento. Indicamos fornecedores com qualificação e assessoramos o cliente para tirar quaisquer dúvidas e possibilitar uma compra melhor.”
Terceiro passo – Supervisão ou Comissionamento
“Acompanhamos a instalação para assegurar que o nosso projeto está sendo seguido, evitando que a empresa contratada deixe de seguir as nossas especificações, criando um possível problema no sistema. Em alguns casos a instalação é terceirizada. Vão entrando pessoas no circuito que nem sempre tem o conhecimento necessário. Isso pode comprometer todo o sistema.”
Quarto passo
Todos os envolvidos conseguem saber, em tempo real, as possíveis quedas de rendimento ou danos que são corrigidos rapidamente, antes de se tornarem problemas maiores.
” Algumas informações para acompanhamento do sistema ficam na cobertura, nem sempre em local de fácil acesso. Instalamos um painel, com luzes de alerta, em local acessível (na portaria ou em um corredor). Essas luzes se acendem, quando por exemplo, uma bomba para de funcionar. Um painel digital mostra a temperatura da água, sendo possível resolver muito mais rapidamente um problema que talvez, só seria detectado um mês depois.”
Quinto passo (opcional)
A agência Energia auxilia o empreendimento na obtenção de Certificações Ambientais, como Procel Edifica, Leed, Aqua, entre outros.
E o Plug-Sol, o que é?
“É um sistema opcional. Alguns clientes mais criteriosos gostam de acompanhar de perto a performance do sistema, neste caso é muito interessante o PLUG SOL. São vários sensores conectados aos equipamentos, ligados a uma central. Temos um monitoramento minuto a minuto da performance de todo sistema.
Encontramos na internet, tutoriais, ensinando a fazer coletores. É perigoso?
“Os coletores de fabricação artesanais não são testados pelo INMETRO e a eficiência não é comprovada. Podem ser usados em instalações amadoras, mas em instalações maiores, o que se preza é a SEGURANÇA, eficiência, durabilidade e consequentemente a economia que será gerada ao final…”
Para terminar, com esses 24 anos de experiência, qual a principal diferença que você vê hoje no comportamento das pessoas, das empresas?
” A conscientização. Antigamente usava-se o aquecedor solar com diferencial de venda do empreendimento. Nós tivemos casos que o cliente optou por instalar um grande sistema em um local bastante visível, para mostrar que se preocupava com o meio ambiente… Hoje é ao contrário, o foco é a necessidade.”
Bom, fica aqui a certeza que vale MUITO a pena procurar a Agência Energia, para garantir a segurança, durabilidade e também para facilitar a gestão, além de ter uma empresa como sua parceira para juntos (ainda em projeto) tomarem as decisões que são importantes antes de comprar o sistema.
Me despeço, deixando os contatos da Agência Energia e alguns projetos desenvolvidos pela Agência.
Belo Horizonte
Rua Dr. Jarbas Vidal Gomes, 30 cj 505
Cidade Nova – Belo Horizonte – Minas Gerais
Telefone: 31 3486.3660Fax: 31 3486.3660
São Paulo (filial)
Rua Afonso Celso, 234Vila Mariana –
São Paulo – São Paulo
Telefone: 11 5573.8215Fax: 11 5539.5604
Projetos:
Projeto desenvolvido para a Santa Casa de Juiz de Fora
Maior sistema de aquecimento solar em funcionamento no Brasil
A Agência Energia, projetou o maior sistema de aquecimento solar do Brasil, com mais de 1.370 m² de área coletora atende ao complexo hospitar da Santa Casa de Juiz de Fora. Os desafios desse projeto ocorreram desde a etapa inicial, nos levantamentos das instalações existentes, atualização dos projetos arquitetônicos e concepção do sistema que fosse viável na situação apresentada. Com um projeto moderno e inteligente a Agência energia elaborou uma solução que foi executada com sucesso e segundo informações do hospital gera uma economia mensal superior a R$ 30.000,00.
Projeto desenvolvido para o Motel Dallas
60.000 litros aquecidos diariamente pelo sol
Pioneiro para sua época, o Motel Dallas implantou um enorme sistema de aquecimento solar para atendimento das suas suítes. A Agência Energia projetou desde a estrutura metálica que recebeu os coletores solares e todo sistema de aquecimento de água. O porte da instalação e a responsabilidade de atender grandes demandas de água quente (como nos dias dos namorados) foram desafios técnicos superados pela equipe da Agência Energia nesse projeto emblemático para o setor de energia solar.
Projeto desenvolvido para Edifício Cittá Giardino
Considerado uma dos edifícios residenciais de maior requinte da Grande Belo Horizonte, o Cittá Giardino, recebeu um grande sistema de aquecimento solar adequado as exigências dessa instalação. O sistema de aquecimento solar foi projetado e comissionado pela Agência Energia. Nossos projetos conseguem entregar conforte e confiabilidade associado a economia de energia.