A POUSADA VILA SERRANO tem uma relação de completa intimidade e integração com a beleza, com a cultura e a história de Lençóis (Chapada Diamantina). Uma relação construída com base na harmonia e no bem estar. É um encontro com a arte, com a tranquilidade e com o prazer.
Eu não estou exagerando. Vamos começar pela ” Chapada Diamantina”.
“ A Chapada Diamantina tem a combinação perfeita – natureza e história. Cidades coloniais, sítios arqueológicos, muitos passeios … Grutas, cachoeiras, piscinas naturais, flora e fauna exuberantes …. Você pode vir aqui várias vezes e sempre vai se surpreender.” fala Chris Müller, proprietário da pousada “ Vila Serrano”
Ele está com toda razão! Escolhi três fotos, uma escolha aleatória, porque qualquer imagem é deslumbrante.
É só um aperitivo do que vamos encontrar por lá.
A Pousada fica em “Lençóis” – cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) conhecida não só pela natureza exuberante que encontramos na “Chapada Diamantina”, mas também pela sua tradição histórica e arquitetura dos seus casarios do final do século XIX. Uma arquitetura valorizada no projeto da Villa Serrano.
A Vila Serrano e o Centro Histórico de Lençóis
A cultura da região está presente em toda a pousada, como nas paredes grafitadas por Eder Muniz.
“Eder Muniz”, é um dos artistas mais destacados da Bahia no estilo Grafite. Ele deixou essa maravilha na sua passagem por Lençóis para a realização do projeto “Vale do Grafite” que contou com a parceria da Pousada Vila Serrano, promovendo oficinas de arte e grafite em diversas escolas da Chapada.
Todas as áreas da pousada tem um cuidado especial
Até a cozinha é um charme!
A flora e fauna da região estão presentes nos lindos jardins da Pousada. Nada mal, relaxar no meio do verde, de flores, frutos ….
A pousada fica no centro de “Lençóis” (pra quem quiser “curtir a “night” dá pra ir a pé), mas não fique preocupado, porque ela está numa distância suficiente para garantir o silêncio, que é quebrado apenas pelo som dos pássaros.
Falando em “dá pra ir a pé”, com uma boa caminhada de mais ou menos 15 minutos, você chega no “Parque Municipal do Serrano”. A primeira atração do Parque são os “caldeirões”, em seguida o “, o “Poço Halley”, a “Cachoeirinha”, a “Cachoeira da Primavera” e para terminar o mirante com vista panorâmica da região.
Caldeirões do Rio Serrano
Poço Halley
Voltando à Pousada, o conforto, bem estar e o aconchego dos amplos e aconchegantes apartamentos. Cada um com uma particularidade. A ” VILA SERRANO” foi decorada e planejada seguindo os princípios do Feng Shui – uma antiga arte chinesa de como viver em harmonia com saúde, riqueza e felicidade. Alguns quartos, dispõem de cortinados cromoterápicos.
E mais, o comprometimento com a sustentabilidade.
sustentabilidade
Vamos conhecer esse projeto pelos seus proprietários – a bióloga Sandra Maldonado e Chris Muhler.
Construção
“ Nos inspiramos no estilo colonial português do século 19, presente nas belíssimas fachadas das casas de Lençóis, para o projeto arquitetônico da pousada, valorizando a cultura e a história local.
Trabalhar com a mão-de-obra local é um critério importante para nós. Assim toda a construção até os detalhes nos apartamentos foram feitos por artistas locais.
As janelas e as portas em eucalipto foram encomendadas na escola de Liceu de Artes da Bahia, que tem como objetivo preparar jovens na carpintaria.
Na construção da pousada, priorizamos a escolha do material local e optamos em utilizar madeira de reflorestamento , no caso o eucalipto tratado, minimizando assim, o uso sobre a madeira nativa.
Os tijolos prensados de solocimento, utilizados na construção, foram 100% fabricados aqui na obra. Por não serem queimados, eles minimizam a pressão sobre as florestas nativas.
Na pintura, utilizamos o cal com pigmentos naturais, preparado das pedras coloridas dos rios e sementes de urucum do jardim. Esta técnica permite que as paredes respirem.
Redução de consumo de energia
Energia solar, para o aquecimento de água nas duchas.
Redução de consumo de água
Captação de água de chuva para molhar o jardim.
Redução e Tratamento de resíduos
“Nosso resíduo orgânico se transforma em composto para o jardim.
Os inorgânicos (plásticos, alumínio, vidros, metal e papel), são reutilizados quase que integralmente por nós, e o restante é entregue ao ponto de apoio para reciclagem do Grupo de Ambientalistas de Lençóis – GAL.”
Ecoescolha
” Para reduzir a ação nociva do sabão e amaciante ao meio ambiente, utilizamos produtos biodegradáveis.
Servimos no café da manhã produtos de origem orgânica. Os quitutes regionais que vão a mesa são preparados na nossa cozinha, como pães, bolos, iogurte, queijo, geléias e beijus. Muitas frutas e chás vem do nosso jardim de ervas e pomar.”
Relacionamento com a região
“Apoiamos mensalmente três entidades locais, Grãos de Luz e Griô, Avante e o GAL que desempenham um importante trabalho na formação de crianças e adolescentes, priorizando a valorização da auto-estima, da cultura negra e a formação de cidadãos. Incentivamos também diversas atividades e eventos culturais.”
“Reproduzimos uma grande variedade de plantas nativas e árvores.”
Valorização da cultura e artistas da região
Valorização de produtos da região
Na lojinha da pousada produtos regionais como café, mel, própolis, sabonetes de argila e hidrolatos de plantas nativas.
Relacionamento com os hóspedes
“Oferecemos aos hóspedes, a possibilidade dele mesmo decidir, qual dia que deseja a troca de roupa de cama e banho.”
Me despeço, deixando os contatos da Pousada Vila Serrano
Endereço: Rua Alto do Bonfim, S/N
Lençóis – Bahia
Telefone: (075) 3334-1486
Desejo a todos boa viagem, e para finalizar mais essa linda imagem da chapada.