Uma opção para os que gostam de se integrar à natureza, à vida selvagem….
Para os apaixonados pela observação de pássaros e outros animais ….
Para os que gostam do clima de fazenda …
Para os que valorizam a vida e a preservação da vida ….
Senhoras e Senhores, bem vindos a Pousada Araras EcoLodge!
É tão intimamente ligada à natureza, que poderíamos descrevê-la em versos de uma moda de viola à beira da fogueira. Nada é mais inspirador do que experimentar novas emoções.
E emoções não faltam na Araras Ecolodge, que tão integrada à vida do Pantanal , nos oferece a oportunidade de ser mais do que meros expectadores, mas protagonistas de encontros fascinantes.
Encontros que já começam na própria pousada, com visitas mais que especiais!
Para começar, elas, as araras não estão presentes só no nome. Fazem parte da rotina da pousada e são preservadas em um projeto muito legal da própria Araras Ecolodge. Mais pra frente, falamos um pouco mais sobre isso.
O trajeto que nos leva à Pousada pela Transpantaneira sempre nos reserva boas surpresas e lindas fotos, como essa dança de borboletas
Chegando lá, o que encontramos é um clima de fazenda. As instalações “conversam” com a natureza, em momento nenhum você tem a sensação de estar invadindo o lugar.
Muitos espaços para relaxar, pensar, papear, contemplar…
Os quartos são espaçosos, confortáveis, com uma decoração leve, simples, decorados com elementos da terra e artesanato local.
As delícias pantaneiras no charmoso restaurante …
As atividades …
Todas as atividades são acompanhadas por guias profissionais, garantindo a segurança e a atenção às necessidades especiais de cada grupo. Sem falar na simpatia e no prazer de dividir suas experiências e conhecimento sobre a fauna, as tradições e a história do Pantanal.
Seja a cavalo, de canoa, a pé ou na expedição foto-safari , a emoção está garantida com novos encontros e uma paisagem que se renova todos os dias.
São 21 km de trilhas, numa área de 2760 ha. O acesso para alguns locais é feito através de passarelas de madeira.
São 3 torres de observação construídas em madeira, variam entre 12 e 25 m. de altura: Torre do Bugiu, da Garça e Tuiuiú.
A foto é da Torre do Bugiu, com 25 metros de altura.
A cavalgada em cavalos pantaneiros , garante a exploração dos campos e capões na cheia ou na seca.
A expedição FOTO-SAFARI, de dia ou a noite nos conduz a lugares mais distantes e encontros especiais.
Passeio de Canoa canadense pelo Rio Claro
A Pousada oferece também, tours especiais para observadores de pássaros, fotógrafos, botânicos, aventura, cavalgada, acampamento, etc.
A biodiversidade do Pantanal se explica por ser uma área de transição, com elementos de quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Chaco Paraguaio e Mata Atlântica. Isso se traduz na presença de aproximadamente: 698 espécies de pássaros, 260 de peixes e 50 de répteis.
Algumas imagens nos levam diretamente ao pantanal, como os jacarés e as aves gigantes que impressionam!
O Tuiuiu, ave mais alta de América do Sul (120-140 cm) tem a segunda maior envergadura de asa (230-280 cm), logo apos o Condor dos Andes…
O maravilhoso Coeleiro …
E não menos maravilhosas, as pequenas aves.
E tem muito mais…
sustentabilidade
A pousada tem uma extensa lista de ações voltadas para reduzir ao máximo o impacto ambiental e importantes projetos de preservação. Vamos começar pelos projetos. São encantadores!
Projeto Arara Azul
Há 6 anos, haviam 27 araras azuis nas áreas que integram a região de influência do Araras Eco Lodge. Hoje são 70 exemplares.
Isso foi possível com a instalação de ninhos artificiais pela área do empreendimento, monitoramento dos ninhos, inibindo captura de filhotes para comércio e educando os habitantes locais. Também realizam a distribuição de ninhos artificiais e plantio sistemático de manduvis, árvores silvestres, onde 87% dos ninhos de araras azuis foram encontradas.
Proteção da Flora e Fauna do Rio Clarinho,
inibindo o uso de motores de popa que destroem suas margens e assoreiam seu leito. Os passeios de rio são todos feitos a remo, em canoas tipo “canadense”
As ariranhas
A aquisição de uma área distante 7 km da sede da Pousada, onde fica a nascente do Rio Clarinho, teve o objetivo de preservar as ariranhas presentes no rio. Essa área foi transformada em RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural). O trabalho de fiscalização, educação, distribuição de placas e controle rígido ao longo dos seus 40 km, com visita a todos os fazendeiros da região, foram bem sucedidos.
Em 1993 as notícias da presença das ariranhas eram eventuais na região de influência da Pousada Araras Eco Lodge. Hoje existem 2 grupos, o primeiro com 8 indivíduos e um segundo com 5 indivíduos.
Criação de abelhas
Tradicionalmente o mel silvestre pantaneiro, se encontra em ocos das árvores, exigindo para sua coleta, o uso de fumaça e do machado para sua extração.
Esta prática provoca mutilação de árvores, morte dos filhotes da rainha, além de ser o responsável por inúmeros incêndios nas planícies pantaneiras. Para diminuir esta prática tão nociva ao ambiente, a pousada iniciou a criação de abelhas em caixas apropriadas, incentivando os demais moradores à aplicação destas técnicas, oferecendo ainda as vantagens econômicas de duas coletas anuais.
Projeto Asas
Projeto desenvolvido em parceria com o IBAMA. Em um espaço amplo e adaptado onde, junto ao acompanhamento de ornitólogos e biólogos, fazem a readaptação das aves apreendidas pelo IBAMA até sua soltura. Esse momento da soltura pode ser acompanhado por todos que estiverem lá.
É um momento especial, ver aqueles bichinhos, num primeiro momento, até receosos com a liberdade. Mas quando descobrem que estão livres, que podem voar, é lindo e emocionante mesmo!
Outras práticas
Construção
A construção privilegia a ventilação natural
Redução do consumo de Energia Elétrica
Placas de energia solar para aquecimento da água
Água – Tratamento
Tratamento de todo resíduo líquido gerado no empreendimento, através de filtros de brita, bactérias anaeróbias,
filtro ultravioleta e filtração pelas raízes.
Redução, reaproveitamento e destinaçãode resíduos Sólidos
Coleta e separação de lixo reciclável, que é doado para cooperativa de catadores da cidade.
As sobras de verduras, legumes são usadas na alimentação de galinhas e suínos,as cascas de frutas oferecidas aos pássaros e outros animais silvestres
Baterias e pilhas usadas devido ao seu elevado potencial de poluição do lençol freático são coletadas em recipiente próprio e armazenadas em latas de metal no escritório da pousada em Cuiabá.
Reutilização de vidros de palmito como luminárias.
Relação com a região
Preservação da cultura local
Possui criação de Cavalos Pantaneiros
Promove apresentações e provas de laço
O cavalo pantaneiro é a raça que melhor se adaptou e às longas distâncias da planície pantaneira. Mesmo para quem não tem muita prática, a raça é muito mansa, dócil, com bom temperamento.
contato
Zona Rural – Poconé – Mato Grosso
Tels. +55 65 3682 2800
+55 65 3682 1260
+55 65 9983 8633
Gostaria de falar um pouco mais sobre o Pantanal.
Visitar o pantanal é recarregar as baterias. É uma oportunidade de conhecer um dos lugares mais lindos do mundo, conhecer um pouco mais a nossa história. A pousada ARARAS ECOLODGE, oferece a oportunidade de “curtir” muitos momentos especiais e se emocionar com seus projetos de preservação da vida!
O pantanal, está presente no nosso imaginário, através da música, cinema, tv, ensaios fotográficos … E muitas obras ainda vão ser produzidas, inspiradas na sua magia e riquezas , que com toda justiça , é reconhecido pela Unesco como Herança Mundial e reserva da Biosfera.
Está no Centro da América do Sul. No Brasil, ocupa aproximadamente uma área de 150.000 m2 e 35% dessa área fica ao Sul de Mato Grosso, onde está localizada a Araras EcoLodge.
A vegetação e a flora do Pantanal se modifica de acordo com a altitude e em consequência da inundação do solo. A chuva divide a vida da região em dois períodos– Os meses da seca (de maio a setembro aproximadamente), e o período de chuva (nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.). Em cada um dos ciclos de estações de seca e de águas o Pantanal se modifica, revelando um novo cenário a cada ciclo. Olha que interessante, nessas duas fotos da pousada, dá para ter uma ideia dessas transformações.
Desejo a todos uma boa viagem!