E não é um privilégio trabalhar em um lugar como esse?
O projeto é do atelier de arquitetura espanhol Salgas Cano, que não fez por menos na hora de desenhar os seus novos escritórios. Uma infra-estrutura em perfeita comunhão com a natureza e ecologia, situada nos arredores de Madrid.
Desenhado pelos dois sócios da empresa, José Salgas e Lúcia Cano, o escritório foi parcialmente construído debaixo da terra, numa área de sombra, para evitar que o calor entre no espaço.
O espaço tem uma janela curva de dois centímetros do tamanho de uma parede, permitindo aos colaboradores
da Salgas Cano uma visão perfeita da natureza .
Construído no meio de uma zona florestal, o escritório parece um túnel e divide-se em duas seções: uma janela curva até ao teto surge em todo o comprimento do espaço, eliminando a necessidade de iluminação artificial durante as horas de trabalho; a segunda parte do escritório, de fibra de vidro e poliéster, inclui uma abertura que permite vários graus de ventilação natural.
Projetada para absorver de 5,4 toneladas de dióxido de carbono, o novo projeto urbano de Florestas Verticais do arquiteto Stefano Boeri Architetti, em Utrecht, na Holanda.
A torre do Hawthorn, será coberta de vegetação – e espera-se que absorva mais de 5,4 toneladas de dióxido de carbono.
O equivalente a um hectare de madeiras será instalado na torre para criar um ecossistema urbano real com mais de 30 espécies vegetais diferentes.
Com o objetivo de começar a construção em 2019, a torre Hawthorn infundirá vegetação no coração da área de Jaarbeursboulevard, perto da estação de Utrecht.
A torre é um dos dois edifícios altos no desenvolvimento, o outro projetado pelo estúdio MVSA baseado em Amsterdã.
“A torre de 90 metros de altura projetada por Stefano Boeri Architetti tenta criar, no centro da cidade de Utrecht, uma experiência inovadora de convivência entre cidade e natureza”, disseram os arquitetos. Cerca de 10 000 plantas de diferentes espécies – 360 árvores, 9,640 arbustos e flores serão instalados em todos os lados da fachada.
O edifício de uso misto é posicionado como o “novo centro saudável de Utrecht” e abrangerá escritórios, áreas de fitness e yoga, estacionamento para bicicletas e espaço de lazer público. Sua escala e design reagirão e complementarão o tecido urbano circundante. A torre também hospedará o Vertical Forest Hub, um centro de pesquisa sobre o desmatamento urbano mundial aberto ao público no piso térreo e diretamente conectado ao jardim do telhado do sexto andar. O centro de pesquisa mostrará as diferentes soluções técnicas e botânicas escolhidas para a torre e acompanharão o andamento das Florestas verticais em construção ao redor do mundo.
A torre Hawthorn é a mais recente Floresta Vertical desse tipo a ser revelada, desta vez no coração da Europa, e segue os passos de outros projetos urbanos de florestamento projetados por Stefano Boeri Architetti. Outros projetos incluem as Florestas verticais que se encontram em breve em Nanjing e Lausanne, um Hotel de montanha coberto de vegetação em Guizhou e outros prédios verdes planejados em Paris, Tirana e Xangai. A construção da Hawthorn Tower deverá terminar em 2022.
O nome já é interessante – “Ninho de Água”. É como se chama o projeto dessa eco- casa flutuante, projetada para ser usada como residência ou escritório. Nada mal trabalhar em um lugar como esse!
O projeto é do grupo de design, Giancarlo Zema, especialista em estruturas arquitetônicas semi-submersas,
parques marinhos, habitats flutuantes, iate e design de interiores.
O “Ninho de Água” pode ser posicionado ao longo de cursos de rio, lagos, baías, atóis e áreas marítimas com águas tranquilas.
Construída inteiramente de madeira laminada reciclada e um casco de alumínio reciclado.
O mobiliário selecionado no catálogo EcoFloLife é design de topo, ecológico e elegante.
Com painéis fotovoltaicos e cercada de varandas e grandes janelas,
garante o baixo consumo de energia e um visual maravilhoso!
Além de ser uma excelente casa residencial, o Ninho de Água também pode ser usado em aplicações comerciais.
Isto é o que realmente lhe dá uma flexibilidade maravilhosa.
Para ver outras em CIDADES – jardins e hortas urbanas, construção, poluição, street art, o link ..