Melhor do que assistir a um espetáculo, é participar dele, é viver emoções que dificilmente temos oportunidade de viver no nosso dia-a-dia.
É o que encontramos na
Fica na parte mais alta da Ilha de Boipeba, onde assistimos o Rio do Inferno entregar suas águas ao Oceano Atlântico, onde experimentamos a sensação do contato com uma mata nativa preservada, e o relaxamento de um ambiente cuidadosamente preparado para nos receber.
Privilegiando a mata nativa, a pousada foi construída, nos espaços abertos que já existiam e o resultado é uma área de 48.000 m2 de Mata Atlântica.
O que não falta é um lugar especial para “curtir” e relaxar.
Vamos saber um pouco sobre a Ilha de Boipeba.
É uma das maiores e habitada ilhas de Cairu, único município arquipélago do Brasil, formado por 26 ilhas. Muito próximo a Salvador, é um dos locais de colonização mais antigos do Brasil.
Uma de suas vilas, Velha Boipeva foi fundada em 1565 e hoje é a porta de entrada para os visitantes da ilha.
O segundo o maior povoado é de São Sebastião,
conhecido como Cova da Onça.
Inserida no Corredor Central da Mata Atlântica, associada a outros ecossistemas, como restingas, manguesais …
Com seus 20 km de praias com coqueirais e recifes que formam piscinas naturais,a Ilha de Boipeba faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) das ilhas Tinharé / Boipeba.
Em Boipeba, se respira a paz e tranquilidade de uma tradicional vila de pescadores. Sem ruídos de carros, motos ou buggis, os sons mais ouvidos vem do canto das aves que encontram alimento e abrigos seguros nas áreas preservadas de Mata Atlântica e nos manguesais …
Pequenos mamíferos, como raposas, tatus, lontras, pequenos macacos, juparás, espécies ameaçados de extinção, vivem em paz em Boipeba.
Cada uma das praias tem a sua particularidade…
Vamos começar pela praia Boca da Barra, onde fica a Pousada Mangabeiras.
Da Praia de Boca da Barra partem canoas artesanais, que sobem pelos canais estreitos do Rio do Sapê e passam pelos manguezais.
De canoa, caiaque ou standup, é fascinante navegar entre a vegetação intrincada dos manguezais …
Da Pousada Mangabeiras, caminhando 10 minutos chegamos a Praia Tassimirim. Praia de areias brancas, águas calmas e muito claras. Na maré baixa, formam-se piscinas naturais entre os recifes que cercam a praia.
Caminhando mais 10 minutos chegamos a Paia da Cueira.
Continuando a caminhada, chegamos a Moreré, considerada uma das mais belas do litoral baiano.É um enseada de águas tranqüilas, com recifes de corais, formando-se várias piscinas naturais, onde , com variedades de peixes, ideal para prática do mergulho com snorkel.
No final da Praia do Moreré , começa uma trilha com diferentes tipos de árvores frutíferas, para a deserta Praia do Bainema e termina no fechado mangue do Bainema. É uma das mais selvagens da Ilha, cercada pela Mata com suas Gameleiras centenárias gigantes.
De barco, vamos até a Ponta dos Castelhanos.
A maré vai subindo aos poucos na Ponta dos Castelhanos encobrindo os recifes de corais e raizes dos mangues.
Da Pousada Mangabeiras, é possível avistar as praias Boca da Barra, Tassimirim, Coeira e Moreré, além das piscinas naturais, o Rio do Inferno, o manguezal e a Ilha de Tinharé. É curtir um espetáculo que nunca se repete!
E o que nos espera na Pousada Mangabeira?
Contato com a natureza nós já vimos que não vai faltar. E não vai faltar também, charme, conforto e delícias.
Para começar, a Pousada nos oferece um charmoso elevador. É só embarcar.
Os bangalôs são amplos, confortáveis, charmosos ….
Todos com varanda e um visual maravilhoso
Cada ambiente é preparado cuidadosamente para que todos sintam-se acolhidos! Todos mesmo!
Cercado por mangabeiras e por um majestoso cajueiro, o RESTAURANTE MANGABEIRAS, oferece as delícias da culinária regional e internacional. Para completar, uma carta de vinhos bem variada.
E para ficar com água na boca …
Sugestão de entrada: Trilogia de Tartare – salmão fresco, dourado, tomate com redução de balsâmico e
filé de peixe ao molho extra virgem sobre berinjela grelhada e ratatouille.
E para relaxar um pouco mais …
Sustentabilidade
Construção
“Nós somos hóspedes da natureza e somos muito bem recebidos.
Preservar e proteger cada árvore é o nosso jeito de agradecer a estadia.” fala Leandro, proprietário da Pousada.
Para conhecer melhor esse Projeto, conversamos com Leandro. Papo ótimo dá para perceber que a sua atitude está longe de ser o cumprimento de leis e exigências.É uma atitude real de respeito e comprometimento com o meio ambiente.
” A pousada nasceu ecológica. Nós estamos em uma área de proteção ambiental e tínhamos que cumprir uma série de exigências.
Mas mesmo que isso não fosse necessário, teríamos feito da mesma forma. Nós somos de Brasiília e como bons brasilienses , estamos sempre procurando uma praia. Descobrimos Boipeba e passamos a vir com frequência para cá. A pousada foi consequência. Nós temos uma relação afetiva, emocional com esse lugar.
Fizemos um estudo com biólogos, arquitetos…
Inclusive realizamos uma pesquisa com a comunidade, para saber a opinião deles sobre o empreendimento, se traria algum transtorno para eles … Feito isso, projeto foi aprovado e começamos a construção.”
“Não derrubamos nem uma árvore. Aproveitamos os espaços abertos que já existiam, procurando não causar nenhum impacto visual . Foi construída, privilegiando o aproveitamento da iluminação natural e ventilação.
Decor
Nos móveis e na decoração, utilizamos madeira reciclada, material e artesanato da região.”
Energia
“Utilizamos energia solar para aquecimento da água. “
Água
“Estamos em uma Ilha, com muito pouca água doce. Economizar água sempre foi uma necessidade. Fazemos um trabalho de conscientização, não só com nossos colaboradores, mas também com nossos hóspedes.”
Relação com a região
” 90 % dos nossos funcionários são da região.
Apoiamos diversas atividades culturais de Boipeba e participamos ativamente da diretoria da Associação de Moradores e Amigos de Boipeba.
Valorizamos a cultura regional – artesanato e culinária.”
Relação com os funcionários
Os nossos funcionários foram formados após intenso treinamento aqui mesmo na pousada.
Redução e destinação correta dos resíduos
“Nosso lixo é separado e enviamos para reciclagem em Valença, o orgânico vai para a composteira. “
Se quiser programar a sua viagem para Boipeba e curtir as delícias e belezas da Pousada Mangabeiras.
Telefones:
(75) 3653-6214 / (75) 3653-6153
Desejo a todos uma boa viagem!