O HOTEL e também a POUSADA NATUR CAMPECHE, tem a “cara” do seu proprietário, o Sr. Talmir Duarte.
Andou pelo mundo, aprendeu muito e transformou seu conhecimento em atitudes que estão presentes no Hotel, na Pousada e na sua atuação em prol do desenvolvimento do turismo sustentável.
O resultado é bem bacana! Na verdade a Pousada e o Hotel se complementam, oferecendo opções que se adaptam ao estilo e ao momento de cada um.
Vamos começar pela Pousada, que fica a 100 m da ” Praia do Campeche “
É verde para tudo que é lado, com redes espalhados para relaxar …..
Falando em relaxar, tem hidromassagem ao ar livre, sauna, local para massagem, sala de leitura e jogos.
Olha só, o charme dos apartamentos tematizados, com materiais e artesanatos trazidos de todas as partes do mundo, inclusive de outras regiões do Brasil.
O “Hotel Natur Campeche”
tem uma estrutura muito parecida com a Pousada. Muito verde e opções para relaxar.
A diferença está nas unidades. O hotel oferece quartos individuais, standard e os “tipo” apart, com cozinha equipada.
Quem não conhece, vale a pena dar uma olhada e conferir as belezas do Campeche”
Vamos começar, como se estivéssemos subindo a TRILHA DOS LAMPIÕES, chegando em um dos mirantes do MORRO DO URUBU , que além do visual deslumbrante, é protagonista de uma boa história …
” Ser homem é ser responsável.
É sentir que colabora na construção do mundo.”
Antoine de Saint-Exupéri
Na década de 1920, foi construído no Campeche, um campo de pouso pela “Compagnie Génerale Aéropostale” para reabastecer os voos Paris-Buenos Aires.
Uma iniciativa pioneira no serviço de correio aéreo fazendo a ligação entre a Europa, África e América do Sul.
O toque de charme fica por conta da presença do ilustre aviador e escritor ANTOINE DE SAINT EXUPÉRI.
Para orientar os aviadores e evitar que se chocassem no morro, os pescadores da região subiam A TRILHA DOS LAMPIÕES com lamparinas. Daí o nome da trilha.
Bem do “jeitinho” brasileiro, Saint-Exuperri, ficou conhecido como “Zéperri” por motivos óbvios – a dificuldade dos cidadãos de origem açoriana em falar o nome do escritor.
A sua passagem Campeche, não se restringiu a um descanso entre um vôo e outro. Ele se envolveu com a população, fez muitas amizades, entre elas, o “Seo” Deca. Uma relação tão especial que virou livro, escrito por Getúlio, filho do pescador, e inspirou o documentário “De Saint-Exupéry a Zeperri”, produzido pela pesquisadora Mônica Cristina Corrêa.
A Casa dos Pilotos será restaurada e o projeto inclui um Memorial dos pilotos e pescadores.
O CAMPECHE fica ao Sul de Florianópolis e por incrível que pareça ficou “meio” esquecido por alguns anos.
E sabe porque? Porque SÓ tinha lindas praias,dunas, vegetação nativa, memória cultural …. Pode isso?
“ Com a descoberta de Florianópolis pelos argentinos, ocorreu um crescimento muito rápido da região norte da Ilha, local preferido por eles, que passou a ter características de grandes estruturas turísticas e comerciais. (Canasvieiras, Ingleses, Praia Brava, entre outras localidades).
O sul era o lado “pobre” de Florianópolis. O que nós tínhamos? Muita natureza, e tradição cultural… Quando fui presidente da Associação de Pousadas de Florianópolis, reuni os proprietários das Pousadas aqui do Campeche e decidimos que cada um, com suas palavras, descreveria as riquezas do Campeche …
Feito isso, apresentamos esse material para a imprensa. O resultado foi imediato e hoje o Campeche, atrai pessoas de todo o mundo, sendo reconhecido pela oportunidade um contato íntimo com a natureza, pelas opções de prática de esportes, pela nossa cultura …. “ fala o Sr. Talmir Duarte, proprietário do Hotel e da Pousada Natur Campeche.
A PRAIA DO CAMPECHE fica entre a Praia da Joaquina e o Morro das Pedras. Como não tem limite geográfico dá para ir caminhando, tanto para a Joaquina quanto para a Praia do Morro das Pedras .
” Ilha do Campeche”, em frente a Praia do Campeche – mar de águas calmas e esverdeadas – ótimo para todos, famílias, crianças, para mergulhadores, os que gostam de supsurf ….
“Riosinho” é um cantinho da “Praia Do Campeche” – cortado por um pequeno curso de água que varia conforme as chuvas, muitas árvores, vegetação nativa, bom para quem gosta de voley de praia, futevoley, kitesurf, etc.
Nos últimos anos, se transformou num ” point badaladíssimo” com seus bares, lounges, quiosques e quadras de tênis. E no verão, shows especialíssimos …
Embora seja um local de badalação, como fica num local reservado não interfere em nada para os que procuram a tranquilidade do Campeche.
sustentabilidade
Continuando a conversa com o Sr. Talmir
“Sempre tive ligação com a terra. Desde criança, fazia hortas e jardins. Minha formação acadêmica foi, naturalmente, em Engenharia Agronômica, com especialização em Fitopalogia.
Quando terminei a graduação fui viver num Kibutz em Israel e acabei conhecendo a Europa inteira. Fui mochileiro mesmo! A gente conhece e aprende muita coisa pelo mundo, inclusive questões relacionadas a hospitalidade, conforto, etc.
Comecei a trabalhar muito cedo, com 14 anos – na época isso não era proibido. Quando decidi me aposentar, resolvi construir o Hotel, uma coisa que já de vinha de família e tambem a oportunidade de colocar em prática tudo que aprendi com a minha experiência fora do país ….
Tudo começou com o Hotel! Construí apenas 15 unidades, porque preferi privilegiar os jardins. Depois, com o tempo, foi agregado de forma harmônica a eles serviços como piscina, gazebo com hidromassagem, churrasqueira … Muito verde .. Eu saía plantando… As árvores, o gramado, as flores, inicialmente foram todas plantadas por mim, mas hoje com o crescimento da empresa, atuo na gestão com nosso jardineiro.
Práticas adotadas
Redução do consumo de energia
Sistema de energia solar para aquecimento da água no banheiro e cozinha.
Redução do consumo de água
Torneiras e chuveiros com redutor de vazão de água
Tratamento de efluentes
Sistema próprio de tratamento natural de efluentes líquidos.
Redução, reaproveitamento, destinação de resíduos
“ Desde o início fazemos compostagem. Portanto, bem antes da prática atual. Recolhemos as folhas que caem no chão, juntamos as podas das árvores e trituramos tudo, formando uma massa verde que é misturada com os restos orgânicos oriundos da cozinha e café da manhã, para, uns meses depois, voltarem aos jardins em forma de adubo.
Os resíduos sólidos são separados e encaminhados para o serviço de reciclagem pública.”
Ecoescolha
“Temos uma horta orgânica. Nosso café da manhã é caseiro e todo elaborado por nós, como pães, bolos, torta salgada, yogurtes, geleias e sucos de frutos colhidos nos jardins da pousada, do hotel ou de minha residência, entre outros itens como mel, aveia, granola, etc.”
Relação com os funcionários
” Oferecemos treinamento e capacitação específicas, além do convívio com as nossas práticas relacionadas à sustentabilidade, que sabemos já se estenderam às suas famílias.”
Relação com a Comunidade:
Participação em diversos projetos/programas que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade, que vão desde parcerias com projetos de artistas locais a ações de educação ….
Esporte: em conjunto com Milton Garcia, campeão de jiu-jitsu apoio à iniciativa de ensinar essa arte marcial para crianças em situação de risco social da região do Campeche
Dia do Hoteleiro: há 10 anos, no dia do hoteleiro, o Hotel abre as suas portas para crianças carentes. Além de um delicioso café da tarde, elas tem oportunidade de conhecer a infra-estrutura, os serviços de hospoitalidade, as ações de responsabilidade ambiental, como reciclagem de lixo e compostagem (tanto da pousada quanto do hotel).
Apoio ao Projeto Pinte o Futuro (Paint a Future)
A idealizadora é a artista plástica holandesa, Hetty van der Linden, que acredita na arte como forma de promoção social para o desenvolvimento humano. A idéia é a seguinte: um artista profissional cria uma pintura a partir do “sonho” de uma criança que vive em comunidades menos favorecidas. O comprador da obra torna-se um realizador de sonhos, já que a renda obtida com a venda de cada quadro é revertida integralmente à criança que deu origem à obra.
Proridade para a contratação de pessoas que residem na região.
Vale ressaltar também a participação ativa do empreendedor Talmir Duarte, incansável incentivador e trabalhador nas entidades representativas do turismo catarinense.
contato
Avenida Pequeno Principe 2196 Servidão Familia Nunes, 59,
Praia do Campeche – Florianópolis Bairro Praia do Campeche – Florianópolis
Telefone 048 3237-4011 Telefone 048 3237-4011
Desejo a todos boa viagem!