Taí uma boa ideia! Dar uma destinação correta ao nosso lixo eletrônico!
Imagina que Brasil é o quinto maior produtor de eletrolixo no mundo!
O CENÁRIO ATUAL
Segundo a Global Recycling Foundation, apenas dez milhões de toneladas de lixo eletrônico são recicladas anualmente. O número representa aproximadamente 20% de tudo o que é descartado.
Mais de 80% dos brasileiros acumulam lixo eletrônico em casa, revela a segunda edição da pesquisa RESÍDUOS ELETRÔNICOS NO BRASIL 2023 conduzida pela Green EletronBRASIL, entidade gestora da logística reversa do setor no país. O estudo ouviu mais de 2,5 mil pessoas e o resultado em relação ao anterior, de 2021, mostrou-se estável, dado que indica a necessidade de reforçar a conscientização sobre a importância da gestão adequada deste tipo de resíduo.
Para se ter uma ideia, um terço da população ainda associa lixo eletrônico a spam ou mensagens de e-mail e somente 25% dos entrevistados sabem que todos os eletroeletrônicos podem ser reciclados. E para piorar, 85% confessaram acumular algum tipo de lixo eletrônico, enquanto 10% disseram ter descartado corretamente o eletrolixo uma única vez na vida.
Aqui na América Latina, segundo o último levantamento (2019, 97 % dos resíduos eletrônicos são descartados de forma incorreta e apenas 3% são reciclados.
O Brasil é o quinto maior produtor de eletrolixo mundo.
O LIXO ELETRÕNICO É TÓXICO
Muitos dos dispositivos que jogamos fora contêm chumbo, cádmio, mercúrio, retardadores de chama e berílio. Devido a práticas de eliminação inadequadas, estes materiais perigosos derramam-se dos dispositivos e infiltram-se no solo. A partir desta exposição, produtos químicos nocivos contaminam as águas subterrâneas e causam câncer e danos aos órgãos se consumidos nas torneiras.
OS IMPACTOS DO LIXO ELETRÔNICO NO MEIO AMBIENTE
A ONU alertou que as atuais 50 milhões de toneladas de eletrolixo geradas a cada ano mais que dobrarão até 2050, tornando-se o fluxo de resíduos que mais cresce no mundo. Todos esses metais não reaproveitados são descartados nos aterros sanitários, no meio ambiente ou são incinerados.
A queima de lixo eletrônico produz a emissão anual de mais de 100 milhões de toneladas de CO2
e os especialistas pedem sua interrupção imediata.
O QUE É LIXO ELETRÔNICO
Lixo eletrônico é tudo que vai na tomada, usa pilha ou bateria. Entram na categoria: geladeiras e freezers, microondas e cafeteiras, torradeiras e ventiladores, computadores e celulares, controles remotos e cabos, chapinhas e secadores de cabelo, brinquedos infantis, entre outros exemplos.
QUAIS ELETRÔNICOS PODEM SER RECICLADOS
Todos os aparelhos eletrônicos podem ser reciclados e o eletrolixo muitas vezes contém metais nobres e valiosos. Um exemplo é o ouro presente nos telefones celulares. Também é possível extrair prata, cobre e zinco. Isso sem contar o plástico das capas protetoras de aparelhos, consoles, computadores e eletrodomésticos em geral.
A RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO REDUZ O DESPERDÍCIO DE MATÉRIAS-PRIMAS VALIOSAS
Muitos dos componentes dos dispositivos eletrônicos são feitos com o uso de diversas matérias-primas. Ouro e prata são frequentemente usados para fazer o funcionamento interno dos telefones celulares. Por causa disso, estima-se que um aterro sanitário médio contenha milhões de dólares em ouro e prata. A reciclagem de resíduos eletrônicos poderia reduzir bastante a necessidade de extrair constantemente novos materiais para a criação dos dispositivos mais recentes. Quando estes produtos são descartados inadequadamente, sem nenhum preparo ou reaproveitando, é uma fortuna que está sendo jogada fora.
Fontes: reciclasampa, unido.org, revistagalileu