Desperdício de alimentos

Os  números relacionados ao desperdício de alimentos são impressionantes.

testetexto2

As consequências também são impressionantes!

Contribui para o aquecimento global

Produzir alimento que não será consumido acarreta emissões desnecessárias de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Um estudo da FAO indica que o desperdício global de alimento é o terceiro maior emissor de CO2 na atmosfera, depois das emissões dos Estados Unidos e da China.

Fome

A FAO calcula que esses alimentos seriam suficientes para alimentar dois milhões de pessoas. Apenas um quarto do desperdício agregado dos EUA e Europa é suficiente para alimentar as 800 milhões de pessoas que ainda passam fome no mundo.

Afeta a biodiversidade

Os recursos necessários para a produção de alimento, como terra, energia, água e nutrientes, são limitados no meio ambiente e precisam ser aplicados de forma eficiente e sustentável.

Afeta diretamente o “nosso bolso”  

Com o impacto das perdas e desperdícios na sustentabilidade dos sistemas alimentares, consequentemente ocorre a redução da disponibilidade local e mundial de alimentos, gerando menos recursos para os produtores e o aumento dos preços para os consumidores.

Não podemos deixar de falar dos alimentos que se estragam nas nossas geladeiras, freezers ou dos que não aproveitamos, gerando um prejuízo desnecessário.

e-ai

 Individualmente, nas nossas casas, podemos nos programar melhor, aprender a conservar melhor os nossos alimento e usar a criatividade para recriar as sobras.

E se quisermos ir além, participar em organizações que existem por todo o mundo e também pelo Brasil, que trabalham efetivamente para combater o desperdício.

Vamos aqui divulgar essas organizações, projetos interessantes, dicas, receitas…

Vamos lá, confira!

ONU lança padrão global para medir perda e desperdício de alimentos. Confira!

ONU lança padrão global para medir perda e desperdício de alimentos. Confira!